Pesquisa de campo
Fizemos uma pesquisa de campo em uma escola do município de Abaetetuba proposta na disciplina "Recursos tecnológicos no ensino de língua portuguesa". Ao final da pesquisa constatamos que, a escola apresenta recursos tecnológicos e faz uso deles, nas aulas com os alunos uma vez por semana de acordo com a possibilidade e disponibilidade dos docentes.
Sabe-se que a LDB (Lei Diretrizes e Bases da Educação) exige a utilização de recursos tecnológicos no ensino, porém nem sempre as escolas apresentam esses recursos, ou em outras situações, a escola não possui infraestrutura adequada para sua implantação.
A escola na qual fizemos a pesquisa, está incluida no projeto do Governo Federal UCCA (Um Computador Para Cada Aluno), no qual foram disponibilizado à escola 310 (trezentos e dez) netbooks. A proposta é de se trabalhar nas aulas, com um computador por aluno. Essa auternativa é de fato muito importante pois ajudaria o professor a elaborar aulas mais dinâmicas. Porém o que que se nota é que os docentes não apresentam formação suficiente para lidar com esses recursos, além disso a falta de um espaço apropriado para a instalação dos aparelhos tem dificultado o uso destes por parte dos professores e consequentemente dos alunos, pois esse processo toma muito tempo das aulas, uma vez que os próprios professores precisam instalar os computadores nas carteiras de cada aluno.
Sendo assim, acreditamos que o governo deve investir mais na formação dos profissionais, bem como na infraestrutura do espaço escolar para poder dispor os recursos tecnológicos, pois não é suficiente ter os recursos tecnológicos, mas ter também um ambiente apropriado para utilizá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário